Archive

Archive for August, 2009

Dia 9 de Setembro! Algo muito especial acontece!

August 31st, 2009
Comments Off

Como é óbvio, não estou a falar do evento Apple sobre iPods e companhia. A Apple não apresenta nada realmente interessante desde o anúncio do iPhone, e de lá para cá os seus sucessivos produtos são mais parecidos com os da Microsoft, mas isso são contas para outra história.

O interessante aqui é aquilo que muitos antevêem como o futuro e a definição de um novo standard de fotografia. A excelência dos equipamentos Leica fez no passado o formato 135 (ou 35mm) o formato defacto! A Leica procura fazer o mesmo com a linha S2, reinventando o formato. Juntamente a isto espera-se que a experiência no desenvolvimento da S2 tenha servido também para a M9, a Rangefinder full frame que todos parecem aguardar.

O anúncio está previsto para a data “mística” 09/09/09 às 09h09m sendo que a M9 é a mais aguardada! Curiosamente, o iPhone também foi anunciado a 9 (de Janeiro de 2007) e espera-se que os novos iPods incluam câmaras fotográficas. Será que os dias 9 são bons para a fotografia?

E a Sony já tem 2 Full Frame: Alfa 850

August 27th, 2009
Comments Off
Sony Alpha 850 Review

Sony Alfa 850

A Sony (argh!) vai na frente das máquinas Full-Frame. Lançou hoje mais uma (a segunda), a Sony Alfa 850 com 25MP (sim… uma monstruosidade dessas), sendo que o mais interessante é o preço: cerca de $2000-$2500.

Com isto cada vez faz menos sentido falar das outras, com factores de crop, e afins, e mostra que verdadeiramente o Digital está a chegar à idade adulta. Para além disso há rumores de novos anúncios no terreno Full-frame já para a semana. Estejam atentos.

Mas para quem precisa de “sensores” ainda maiores (e melhores) pelo mesmo preço, pode sempre comprar uma destas!

Utilizadores Leica: Orlando Ribeiro

August 26th, 2009
Comments Off
Orlando Ribeiro

Ilha do Fogo. 9 de Julho de 1951, de manhã. A erupção, no fim da 4ª semana. O Monte Orlando a fumegar e, ao fundo, o vulcão.

São muitos os fotógrafos excelentes que em momento algum fizeram da fotografia profissão e para quem a fotografia assumiu no seus dia-a-dia grande preponderância, revelado-se excelentes surpresas a sua descoberta.

Orlando Ribeiro foi uma das minhas últimas agradáveis surpresas. Ouvira falar do seu trabalho como grande geógrafo, mas desconhecia o seu talento para a fotografia. Tal mudou quando Ela me ofereceu um pequeno catálogo da exposição “Orlando Ribeiro – A Casa e o Mundo” que foi presente na Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras.

O que me mais me intrigou de imediato neste catálogo foi que a 4ª ou 5ª foto do mesmo apresentava uma lente Leica. Uma Elmar f=5cm 1:3.5 montada numa Leica M3, que não sendo a primeira Leica que Orlando Ribeiro utilizou (Um auto-retrato de 1940 mostra uma Leica pre-M [uma III?] e a M3 só surge em 1954), é uma das mais emblemáticas máquinas fotográficas de sempre. Esta evidência fez-me procurar ainda mais sobre este fotógrafo e dei de caras rapidamente com o excelente site dedicado a Orlando Ribeiro.

Aconselho vivamente a darem uma visita ao site embora lamente a forma demasiado institucional que apresenta, enchendo as páginas com texto sobre os valorosos propósitos a que se propuseram os autores do site, em vez de realmete mostrarem o conteúdo interessante. Falta-lhes perceber a Web não é um sítio de intenções mas de acções. Apesar deste pequeno defeito na construção do site, pode-se ficar a saber mais sobre a vida de Orlando Ribeiro e o papel que a fotografia teve no seu trabalho e inclusive encontrar algumas das mais de 10 000 fotografias obtidas por Orlando Ribeiro nas suas viagens. Esperemos que mais estejam disponíveis brevemente.

Algoritmos Genéticos e o Jogo da Vida de Conway

August 23rd, 2009
Comments Off

Precisa de Java! Se tiver problemas pode tentar esta versão

Feito com Processing

Descrição

O Applet mostra um algoritmo genético de selecção de uma população de autómatos celulares do Jogo da Vida de John Conway!

Os 3 tabuleiros são:

  • Esquerda: evolução do autómato
  • Meio: Cromossoma inicial deste autómato
  • Direita: Melhor cromossoma

A legenda corresponde a:

  • F: valor da função de fitness do autómato actual
  • B: valor do melhor fitness até ao momento
  • T: soma dos fitness da população da geração anterior
  • g: número da geração (a inicial é 0)
  • c: número do autómato a ser avaliado neste autómato

Fitness

A função de fitness utilizada é a Informação mútua de estados consecutivos. Esta é uma das medidas que se pode utilizar na identificação de comportamentos dinâmicos interessantes em autómatos celulares (e não só).

População

A população inicial é composta por 20 autómatos celulares (CA) do jogo da Vida. Cada CA tem 192 autómatos de lado (casas). Os CAs correm durante 40 passos e o valor da informação mútua entre os steps 39 e 40 é utilizado para o valor de fitness desse autómato.

É aplicado um crossover de 1 ponto para reprodução dos 50% melhores e uma factor de mutação de 1% a todos os cromossomas da nova população à excepção do melhor cromossoma!

Trata-se de um algoritmo genético muito simples, mas que permite juntar duas coisas interessantes em Complexidade: Autómatos celulares e Algoritmos genéticos.

(em tempo de férias um gajo tem que se entreter com alguma coisa e isto é um projecto em evolução. Se tiver algum comentário ou sugestão pode deixar um comentário ou através da página de contacto)

Alguns "street photographers" a visitar..

August 20th, 2009
winogrand_american_legion

Garry Winogrand - American Legion Convention, Dallas, Texas 1964

Uma pequena lista de fotógrafos que se evidenciaram também pela sua mestria na fotografia de rua. Na capacidade de capturar aqueles momentos de apropriação do quotidiano urbano de uma forma única. Fonte de inspiração e aprendizagem.

John Gutmann

André Kertész

Henri Cartier-Bresson

William Klein

Paul Strand

Helen Levitt

Joel Meyerowitz

Lisette Model

Garry Winogrand

Elliot Erwitt

Está a fotografia digital a chegar à idade adulta?

August 15th, 2009
Comments Off
oscar_branack_camera_replica

Durante quase 100 anos o formato 135 (36x24mm) estabeleceu-se como o formato da fotografia por excelência. Embora muitos defendam outras proporções, a verdade é que o 36×24 dominou a fotografia do século XX, moldou o olhar, criou uma forma de ver o mundo. Com isso o formato deixou de ser um factor importante no momento de disparar o obturador. Os fotógrafos incorporaram-no e o formato passou a ser “normal”.

Read more…

Google Caffeine: As diferenças!

August 12th, 2009
Comments Off

O Google anunciou que está a desenvolver a nova versão do seu motor de busca. Para já a principal diferença é que não há grandes diferenças, embora para uma uma pesquisa por “Nikon D90″ o novo caso apresente muitos mais resultados. No entanto a parte boa deste desenvolvimento é que enquanto o Google não o lançar, a versão beta não tem publicidade. Ultimamente o Google tem enchido as páginas de resultados com publicidade à espera que os utilizadores cliquem por acidente nos resultados, ocupando esta mais espaço que o espaço dos resultados relevantes:

googles

Do lado esquerdo está a página de resultados do Google.com e à direita a página de resultados do Projecto Caffeine. A vermelho está a área de links pagos e publicidade e a verde a de resultados. Atendendo a que os resultados são muito semelhantes parece-me que o melhor é começar a utilizar o Caffeine para as pesquisas. Pelo menos até ao Google o estragar!

Obsidian: O Computador de Férias

August 11th, 2009
New Chess Computer: Novag Obsidian

Novag Obsidian

Um novo computador de Xadrez (Novag Obsidian) para me vencer nos meus desafios, uma vez que o anterior já não dava muita luta. As peças são em Madeira, o que é muito prático. O Rei tem 5,2cm de altura e o rating estimado desta máquina é de 2100 ELO. Agora é que eu nunca mais ganho um jogo de Xadrez…

O rating da Novag Obsidian é muito semelhante ao da mais desejada Novag Citrine. No entanto esta custa metade do preço (Para além de que por cá não sei onde encontrar uma Citrine. O único sítio que parece vender Novags é o El Corte Inglês).

Para além do tabuleiro o pack ainda traz um saco de transporte muito prático sendo que o único defeito que lhe encontro é a falta do adaptador de corrente de 9V que é vendido separadamente (Custa 13€, mas um universal de linha branca numa loja de electrónica custa cerca de 8€). O tabuleiro também funciona com pilhas, mas no entanto são 6 do tipo “C” o que implica muito peso.

Para os mais curiosos, a Obsidian tem 32Kb de Rom e 1Kb de Ram e os corações são 2 processadores a 16MHz.

E que os jogos comecem:

  1. e4

Sincronizar hora do computador com hora legal

August 11th, 2009
Comments Off
OAL_poente.gif 333ղ25 pixels

Observatório Astronómico de Lisboa

A melhor forma para actualizar a hora, pela hora legal portuguesa, gerida pelo Observatório Astronómico de Lisboa, é utilizar os servidores NTP do OAL:

ntp02.oal.ul.pt ntp04.oal.ul.pt

Na página do Observatório há uma página de como configurar a hora automaticamente para vários OSes.

Se estiver num sistema *nix pode utilizar o comando

ntpdate ntp02.oal.ul.pt

Melgaço! E agora Sul…

August 10th, 2009
Comments Off
Melgaço - Torre de Menagem

A meio das férias!

Artigos que estou a "tentar" ler durante as férias…

August 7th, 2009
Comments Off

J.H. Holland, The effect of labels (tags) on social interactions, Santa Fc institute Working Paper 93-10-064, Santa Fe, NM, 1993.

Leydesdorff, Loet: “Structuration” by Intellectual Organization: The Configuration of Knowledge in Relations among Scientific Texts; (in preparation)

Adachi, S. et al., 2008. Nonlinear Phenomena : Kaleidoscope of life: A 24-neighbourhood outer-totalistic cellular automaton. Physica D, 237(6), 800-817.

Biblioteca Rostoni – Università Cattaneo, Liuc – Biblioteca Rostoni – Beer game order policy optimization using genetic algorithms. Available at: http://www.biblio.liuc.it/liucpapersita.asp?codice=185 [Accessed July 31, 2009].

Holmström, E., Bock, N. & Brännlund, J., 2009. Nonlinear Phenomena : Modularity density of network community divisions. Physica D, 238(14), 1161-1167.

Huang, T., Cheng, S. & Huang, Y., 2009. A blog article recommendation generating mechanism using an SBACPSO algorithm. Expert Systems with Applications. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.eswa.2009.01.039 [Accessed July 31, 2009].

Latapy, M., Magnien, C. & Ouedraogo, F., 2008. A Radar for the Internet. 0807.1603. Available at: http://arxiv.org/abs/0807.1603 [Accessed July 31, 2009].

Ramos, V. & Merelo, J.J., 2004. Self-Organized Stigmergic Document Maps: Environment as a Mechanism for Context Learning. cs/0412075. Available at: http://arxiv.org/abs/cs/0412075 [Accessed July 31, 2009].

Robins, G., Pattison, P. & Wang, P., 2009. Closure, connectivity and degree distributions: Exponential random graph (p*) models for directed social networks. Social Networks, 31(2), 105-117.

Schnettler, S., 2009. A structured overview of 50 years of small-world research. Social Networks. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.socnet.2008.12.004 [Accessed July 31, 2009].

Smart, B., 1982. Foucault, sociology, and the problem of human agency. Theory and Society, 11(2), 121-141.

Tang, H., Tan, S. & Cheng, X., 2009. A survey on sentiment detection of reviews. Expert Systems with Applications, 36(7), 10760-10773.

(porque uma pessoa nunca está verdadeiramente de férias! Isso é uma ilusão)

Para lá dos limites dos céus!

August 4th, 2009
Comments Off

O céu é talvez a última grande fronteira do homem, quer se goste ou não a verdade é que a espécie humana está condenada a viver num pequeno átomo na imensidão do universo. Isto claro faz o nosso espírito inquieto querer saber o que está mais além. Depois da interessante apresentação do José Afonso nos Encontros da Arrábida acerca do fim da idade das trevas do universo, dei de caras com o site do Grande Telescópio das Canárias (GTC) Um monstro de 10,4 metros de diâmetro e que permitirá “olhar” ainda melhor para o nosso passado.

(podem instalar um destes ao lado do 8″ do meu irmão, sff)

Livro para as férias de Verão: Massa Crítica

August 2nd, 2009
Comments Off

massa_critica Mês de Agosto, mês de férias em Portugal. Normalmente também a altura ideal para colocar a leitura em dia! Assim, depois de finalmente editado em Portugal pela Gradiva, o “Massa Crítica” do Philip Ball é a primeiro livro que vou ler nesta primeira incursão pelo descanso merecido.

Para além deste segue também na bagagem o Architopia, que me foi oferecido pelo Vitorino Ramos.

O meu Desktop /​ Wallpaper /​ Calendário para o mês de Agosto de 2009

August 1st, 2009

Agosto 2009 1680x1500

Este é o meu Desktop top para o mês de Agosto! Esperemos que comece inspirado… Se o quiser utilizar no seu computador, pode clicar na imagem e depois fazer Save As! As dimensões são 1680×1050.