2016 será o ano do carro elétrico?!

BMW_i3_02

Sabem quando estão com uma pequena comichão nas ideias e não conseguem perceber porquê? Eu estou assim em relação aos carro eléctricos em 2016.

Honestamente acho que até agora todos os carros elétricos existentes são uma bela mostra de tecnologia, que nos coloca um sorriso nos lábios, mas que não nos convenceram ainda a dar o salto.

Não há estações de carregamento, o carregamento é lento e honestamente ninguém acha que autonomias de 200Km sejam práticas. Numa viagem pelo deserto somos todos capazes de nos ver a caminhar até à estação mais próxima com um jerrycan de 5L de gasolina, mas não me parece que a electricidade venha em frasquinhos. E isto atira o automóvel eléctrico para a categoria do produto de nicho, MUITO NICHO mesmo.

No entanto

No entanto acho que 2016 pode ser um ano de viragem, principalmente porque as tecnologias subjacentes vão ter evoluções fantásticas. A baterias estão a conseguir armazenar mais energia por quilograma de peso total, os motores elétricos estão mais eficientes, os recuperadores de energia de travagem também, e cada vez mais fabricantes estão a apostar nestes veículos.

O automóvel elétrico será o produto de todos os ganhos marginais de se eficiência que se conseguir extrair da tecnologia, e serão uma realidade. Juntamente com os carros autónomos 2016 pode ver crescer de forma clara a tecnologia das baterias para automóvel.