Balanço de fim de ano e desejos para 2011

Agora que o ano está a terminar é costumeiro fazer-se um balanço do que passou. A verdade é que honestamente no final de 2010 penso que o mundo é um sítio pior. Infelizmente entramos numa era em que a fotografia que se faz do planeta não é simpática. Alguns exemplos:

A crise não acabou. Piorou imensamente, dando azo a que políticos pouco escrupulosos aplicassem medidas quase impensáveis de austeridade. Vamos passar a pagar taxas sobre tudo numa visão controladora por parte do estado, ao género do 1984.

A transparência e a integridade parecem ter sido abandonadas em favor da “imagem pública” a todo o custo. O caso Wikileaks veio por a nú a podridão da governação e da falta de palavra e de valores dos nossos (e os dos outros) políticos. Tudo vale desde que se mantenha o poder. Não há vergonha nem quando se é apanhado a mentir. É triste.

E no desporto, a Espanha ganhou o mundial de futebol. Acho que está tudo dito.

E agora a parte dos desejos para 2011…

Como já não acredito que o mundo vá melhorar o vou desejar coisas para mim.

Primeiro, quero ver se aprofundo os meus conhecimentos de python. A linguagem é uma maravilha e se durante o próximo ano se virem aumentos de desempenho será fantástico.

Segundo, desejo ter mais tempo para me dedicar à fotografia, coisa que pode ser difícil se andar muito entretido com o python, high performance computing, simulações de agentes, redes e afins, mas entre a fotografia instantânea e a digital lá se andará…

Terceiro, quero dar um grande avanço no PhD. A coisa tem andado meia abanada com outras ocupações (profissionais e não só e 2010 foi para esquecer) pelo que 2011 será sem dúvida para me concentrar novamente. Foca-te David, foca-te!

Enfim, não é pedir muito, mas já agora podiam ter um bocadinho mais de cuidado com o planeta Terra? e não estou só a falar de ecologia. Estou a falar principalmente das pessoas. Um bocadinho de respeito pelo Homem será pedir muito?

Bom ano!

— David R.