Como Converter PDF para e-Book Reader

Converter PDF para ebook Reader

Apesar dos e-Book Readers aceitarem imensos formatos (doc, rtf, pdf, mobi, prc, pdb, wolf, ,pdf, epub, etc…), as reduzidas dimensões do ecrã e-ink criam problemas com os PDF. Parece não haver consenso sobre a utilização dos e-Book e-Readers para ler PDFs. Um dizem que dá, outros que nem por isso… pelo que decidi explorar as possibilidades de conversão de PDF para e-book readers.

Uma solução conveniente para converter os pdf para formato e-book passa pela utilização do calibre. O Calibre é muito mais que um conversor. É todo um sistema de gestão de ebooks e de subscrições de jornais online, mas as suas funções de conversão são excelentes e permitem facilmente converter pdf para e-book. Quem quer utilizar livros electrónicos deve ter este canivete Suíço por perto.

O PDF é produzido para impressão final e normalmente o tamanho da página é muito diferente do tamanho dos ecrãs dos eBook Readers. Enquanto o PDF é normalmente feitos para A4 ou letter, os ecrãs de 6” com 800×600 pixeis normalmente tem 9×12 cm. Esta medida faz com que ler o pdf seja complicado, uma vez que o redimensionamento vai tornar as letras muito pequenas. Um outro problema do ficheiro pdf são as margens. O espaço extra que no papel é útil, no eBook Reader é ecrã desperdiçado.

A solução ideal é ter uma cerveja e um martelo preparar o PDF exclusivamente para o ecrã dos eBook Readers, ou seja, quando se produz os documentos para estes dispositivos o ideal é configurar o documento para uma página de 9×12 cm. As margens devem ser mínimas uma vez que nestes dispositivo não são necessárias (normalmente 0,2 cm é mais que suficiente). Re-imprimir o documento nem sempre é possível e só temos o PDF para reajustar. Nesta situação há apenas duas coisas que fazem sentido. Uma é fazer o crop do ficheiro PDF para que as margens desapareçam (80% dos pdf) . A outra é fazer o reflow do documento. Isto implica rearranjar o documento para o eBook Reader.

Uma solução que permite fazer de certa forma as duas é utilizar o Adobe Acrobat Pro que permite fazer o crop e o reflow… o reflow… hm… pois.

Embora tecnicamente o Adobe Acrobat Pro faça o reflow para visualização no ecrã do computador, não permite exportar no formato reflow. Contudo o Adobe Acrobat Pro permite fazer outra coisa que é exportar o PDF para outro formato, seja TEXTO, RTF, XML, Word ou HTML. Isto permite que o texto seja lido no e-Book Reader sem problemas. Até ao momento a solução que tenho adoptado é a exportação para RTF que funciona muito bem. Para os casos em que exporto em HTML também é possível converter o HTML para ePub

O grande defeito da utilização do Adobe Acrobat Pro é que é caro. Mas há uma solução gratuita… embora só para Windows, que é utilizar o Mobipocket Creator. Ao instalar pode-se optar pela versão home ou publisher e nesta última é possível importar documentos PDF para serem transformados em formato MOBI (.prc ou .mobi). A vantagem do formato .mobi é que neste momento para além do formato kindle, a amazon (a dona do mobipocket) só vende também livros em formato MOBI.

Para quem quiser ser masoquista converter o PDF para HTML existe um utilitário PDF to Html que permite fazer a conversão. Outra solução para converter Pdf em Html é utilizar um serviço online que converte pdf para html. E também é possível converter html para pdf.

Conversores de PDFs online

Para além das aplicações desktop para conversão de PDFs, também há versões online que fazem a conversão para e-book. Eis alguns dos sites que prometem converter pdfs para e-books.

Os resultados das conversões para e-book são variados, mas vale a pena tentar os serviços antes de começar a instalar conversores no computador.

  • http://www.facebook.com/re.aguiar Renata Aguiar

    Valeu a dica! Eu tenho documentos em adobe InDesign CS6, que permite salvar diretamente para e-pub. No caso, se eu entendi, com o arquivo neste formato (InDesign CS6) eu só preciso colocar no formato 9×12 cm e reduzir as margens no meu arquivo para 0,2 cm…