Filmagens numa DSLR?

Foto de Jacky W

Quase todas as câmeras point and shoot permitem fazer filmes. De uma forma ou de outra acabamos por utilizar esta funcionalidade para depois encher sites como o youtube ou o blip.tv com inutilidades das nossas memórias. Os filmes nunca são tão bons como os que se conseguem quando se utiliza uma câmara de filmar dedicada. Então se for das novas HD nem se fala. Mas nas Point & Shoot isso não importa. Afinal é só para fazer uma brincadeira…. Mas e nas DSLR?

Até agora as DSLR são máquinas mais sérias, que prometem fazer melhores fotografias. São normalmente vocacionadas para os fotografos super amador e profissional. E até agora estas máquinas não tinham a capacidade de fazer filmes.

O grande problema é que o sistema de focagem para ser rápido (leia-se baseado em análise de fase) precisa de um espelho, enquanto os sistemas de AF sem espelho (baseados em análise de contraste) são mais lentos. Por isso é que as Point & Shoot demoram tanto tempo a focar. Ora isto pode vir a mudar no futuro próximo. O Live View já existe em alguns modelos e uma patente registada recentemente parece indicar o caminho para se poder ter filmes numa máquina DSLR.

Isto levará provavelmente a que os primeiros modelos DSLR com esta funcionalidade sejam os da gama baixa, ou gama de entrada, para quem esta funcionalidade atrai mais que noutros segmentos. Vejo com alguma dificuldade os profissionais a quererem ter a funcionalidade nas suas topo de gama, acima de tudo porque a baixa qualidade não lhes faz falta. Quando precisam de filmar em alta qualidade falo-ão com câmaras dedicadas. Porém no futuro as marcas que não incluírem estes avanços tecnológicos serão olhadas como tendo ficado para trás o que levará certamente a que esta tecnologia acabe por ser ubíqua.

Mas não percebo. Se em 100 anos da história da fotografia não houve necessidade de colocar uma SLR a fazer filmes, porque é que agora no digital tal parece ser uma paranóia… Honestamente não percebo. O mercado ditará… como sempre.

  2008/02/18 4:26 PM Leave a comment
  • http://blog.wilson.com.pt/ WIlson José

    Se não estou em erro, a nova Canon 450D já faz isso, ou pelo menos, tem live view!