Social Network Analysis em R e algum arrumar de casa

A área de Social Network Analysis está cada vez na actualidade científica e não só. Em 2010 leccionei numa Winter School uma cadeira sobre sobre Software para Análise de Redes Sociais no qual dei uma achega à utilização do R1 para análise de redes. O R não é só útil para análise de redes sociais, servindo para produção de documentos com gráficos de forma automática e reprodutível, análise estatística variada, manipulação de big data de forma rápida, etc… Na verdade o R é uma verdadeira mula de trabalho que se presta a diversas fases da manipulação e análise de dados.

Na área da Social Network Analysis (SNA) o R apresenta alguns packages que merecem ser analisados. Um deles é o package igraph que é possui muitas das funcionalidades necessárias para o estudo de redes, desde a produção de grafos segundo determinados modelos, análise de propriedades, detecção de comunidades… O próprio site do igraph tem um livro online sobre o igraph que pode ajudar quem se inicia neste package. Quem estiver a estudar SNA pela primeira vez pode ver também os tutoriais de Hanneman e de Stanford, embora em alguns casos não seja utilizado o R, mas outros softwares como o Ucinet ou o Pajek.

Para quem se estiver a iniciar no R no entanto há outros tutorias ou apresentações que ajudarão a entrar na linguagem. Por exemplo os slides de Karthik Ram são uma bela introdução à linguagem. Se precisam de uma introdução em português vejam estes pdfs produzidos no IST aqui e aqui.