Descobrir música nova na net?

[ad#ad-2] Procurar música na internet nem sempre é simples. Apesar de muitas bandas disponibilizarem os seus álbuns para download sob licenças creative commons, ou artísticas, não é fácil chegar a novos sons. Daí que muitas vezes o melhor seja mesmo procurar no Google. Por exemplo esta música:

[audio:http://stream5-6.jamendo.com/7510/mp31/05%20-%20Stidiek%20-%20Naufragos%20Pesca.mp3]

dos Stidiek, um projecto espanhol de Pamplona (distribuída sob uma licença CC) não seria facilmente encontrada, mesmo que a banda a divulgue no MySpace ou Jamendo

[ad#ad-1]Claro que procurando pelo nome do projecto conseguiremos encontrar páginas do autor… mas é preciso conhecer o nome da banda. Uma questão que se coloca então para os novos autores é como ultrapassar este desconhecimento inicial que as pessoas tem do seu trabalho? É que a internet, como muitas outras redes sociais, está organizada num modelo do tipo “Scale Free” onde aqueles que já tem mais referências recebem mais citações. Este mecanismo reforça os nomes conhecidos. O Google utiliza esta noção no seu algoritmo de PageRank por exemplo.

O que importa aqui é perceber como é possível ter um um sistema que mostre resultados dos mais pequenos, dos tais que ficam na cauda longa e que de outra forma não conseguirão ter a visibilidade dos estabelecidos que já possuem mais ligações?

Não tenho resposta para esta pergunta (se tivesse estaria rico) mas a verdade é que o sistema actual de Hub and Spoke tem defeitos principalmente porque os Hubs se tornam gigantes, sem que isso seja reflexo de qualidade acrescida, seja na música, na literatura ou no número de leitores de um site ou blog. Talvez a solução passe por uma reeducação do consumidor, fomentando a procura de coisas originais e diferentes em vez de procurar uma normalização pela moda.

Na música isto é ainda mais importante quando se sabe que para além do efeito scale free ainda se tem que lidar com os interesses das editoras de música, que tem todo o interesse em manter os músicos independentes longe das audições, para não afectar as vendas dos seus músicos. Há uma efectiva ditadura da música que ouvimos! Como se pode dar a volta a isto?