Feriados portugueses de 2016. O regresso do merecido descanso nacional.

Questões sobre os feriados portugueses de 2016.

  • Porque é que a república portuguesa tem feriados religiosos? Pior, porque é que todos os feriados religiosos são da igreja católica romana? Não percebo esta “politiquice” de dizer que já que se repõem os feriados civis “igualmente” se repõem os religiosos. IGUALMENTE? Mais uma vez os nossos politicos esquecem que a república é laica e parecem ter medo dos sermões de Domingo e dos votos potencialmente perdidos.
  • Feriados com ponte. Não compreendo os feriados com ponte até porque não compreendo o outro lado da moeda que é o estado dar “tolerância de ponte”. Que os feriados sejam gozados até me parece bem, mas as pontes do chico espertismo [sic] nacional já acho um exagero. Porque não fazer com que os feriados sejam gozados sempre na primeira segunda-feira seguinte ao feriado, mesmo quando calham ao fim de semana? Assim nunca se perdiam os feriados em anos em que coincidem ao fim de semana, mas também se acabava com o abuso dos fins de semana de 4 dias.

E se olharmos para a lista de feriados portugueses para 2016

TipoDiaDia da SemanaDescrição
R1 de JaneiroSexta-feiraS.St.ª Mª Mãe de Deus
R25 de MarçoSexta-feiraSexta-Feira Santa
R27 de MarçoDomingoPáscoa
C25 de AbrilSegunda-feiraDia da Liberdade
C1 de MaioDomingoDia do Trabalhador
R26 MaioQuinta-feiraCorpo de Deus
C10 de JunhoSexta-feiraDia de Portugal
R15 de AgostoSegunda-feiraAssunção de Nossa Senhora
C5 de OutubroQuarta-feiraImplantação da República
R1 de NovembroTerça-feiraTodos os Santos
C1 de DezembroQuinta-feiraRestauração da Independência
R8 de DezembroQuinta-feiraImaculada Conceição
R25 de DezembroDomingoNatal
  • Em 2016 vamos ter OITO feriados religiosos (R) e CINCO feriados civis (C). Mesmo que se desconte os Natal e o dia de Ano Novo continuamos a ter demasiados feriados religiosos no calendário. Mas claro que com um pouco de “fé” até voltamos a ter jejum obrigatório e crucifixos nas salas de aula.