Fazer o saco: Kit fotográfico de viagem

O fotógrafo do Apocalipse Now!

A escolha da máquina fotográfica que levo quando saio é muito dependente da ocasião, do local, das necessidades e dos “humores” do momento.

Quando vou de férias para descansar não quero ir muito carregado. Assim, em vez de levar o saco grande com todo o vidro dentro, decidi que melhor seria andar o mais leve possível. Acabei por escolher levar para férias apenas dois corpos: A nikon D80 digital e a nikon FM para filme. Ambos podem partilhar lentes e acessórios e cabem num saco pequeno que possuo.

Procurando um sistema leve, a escolha das lentes a levar é também de particular importância. Isto exclui à partida a 50-300mm e a 80-200mm por serem lentes bem acima do 1Kg. A exigência de que as lentes funcionem nas duas máquinas exclui também a Sigma 10-20 (que para além do mais também é um naco de vidro). A sigma é uma lente do tipo G (as aberturas são controladas pela máquina e não num anel próprio) e portanto não é utilizável na FM.

Uma outra exigência é que preciso de uma lente “normal” nas máquinas. Porquê? Porque apesar de fazer bastes fotos com UGAs (Ultra Grande Angulares), tal necessita de um modo especial de pensar a composição, e como já disse vou estar de férias. No outro extremo as Teles são tão específicas que não me apetece andar a carregar o peso para as utilizar pontualmente.

Assim acabei por escolher duas lentes apenas (com uma terceira eventualmente): A AF Nikkor 28mm f2.8D e a AF 50mm f1.8. A 28mm andará na D80 (o que dá uma distância focal equivalente em FX de 42mm – o verdadeiro normal) e a 50mm andará na Nikon FM. Este sistema tem a vantagem que posso facilmente trocar as lentes entre os dois corpos e ficar com 4 distâncias focais equivalentes: 28mm (FM), 42mm(D80), 50mm(FM) e 75mm(D80).

Desta forma cubro 85% das distâncias focais com duas lentes e principalmente cubro as distâncias focais “normais” que não exigem grande alteração do modo de ver.

A minha única dúvida neste sistema é lhe junto um Flash SB-600 ou se lhe adiciono a Micro-Nikkor 105 1:4 para alguma eventualidade…

Os fotógrafos que lêem o Sixhat Pirate Parts o que dizem?