No domingo vá votar nas eleições europeias!

european_elections_logo

Como hoje é o último dia em que se pode falar de eleições… aproveito para o fazer com uma série de considerações:

No domingo VÁ VOTAR e não pense pela cabeça dos outros. Pense pela SUA. Pergunte a si mesmo o que é para si importante e vote de acordo.

Para mim vou considerar na votação para a Europa principalmente questões ligadas à privacidade de dados pessoais, às políticas ligadas ao direito de autor (que precisa de revisão urgente) no reino do digital, à garantia de “net-neutrality” e à impossibilidade da tecnologia ser utilizada por lobbies para nos impingir mais e mais DRM.

Votarei no partido que mais se aproximar na defesa de uma internet livre, sem peias de 3 strikes ou drms. Apoiarei aqueles que defendam (ou pelo menos estejam mais abertos a…) o código aberto em sistemas onde o conhecimento seja partilhado o mais possível.

Votarei pelas minhas prioridades é certo, principalmente de cariz tecnológico. A soma dos votos “egoístas” dará o resultado democrático das eleições e acima de tudo espero que haja variedade de opiniões no futuro parlamento europeu. Dessa discussão política poderá surgir uma cidadania mais informada do que se a discussão se limitar ao discurso de sempre de maiorias absolutas.

A discussão de campanha infelizmente não se centrou muito na Europa, sendo que normalmente as “tricas” com vista às legislativas foram mais importantes nas agendas dos partidos. Mesmo assim é preciso olhar com atenção para estas eleições, uma vez que são das directivas comunitárias que depois emergem as leis nacionais. Quer se goste quer não, aprovada uma directiva, todos os estados tem que a implementar sob pena de sanções. Foi triste que a maioria dos partidos nacionais tenham subvalorizado estas eleições apresentando figuras de segundo plano como cabeças de lista (terei isso em conta na altura de votar).

Se não sabe ainda em quem vai votar, experimente o EuProfiler. Um sistema que lhe permite responder a algumas questões importantes ao nível dos próximos anos na Europa e que lhe vai dar o posicionamento dos diversos partidos de acordo com a sua opinião mostrando-lhe qual o partido do qual você está mais próximo!

Por fim você, que está a ler e que provavelmente não concorda comigo: Óptimo! Sabe como pode não concordar comigo ainda mais? VÁ VOTAR no DOMINGO! Mostre o seu voto lá. Se tivermos 50 opiniões diferentes no parlamento sobre determinado assunto, teremos um parlamento 50x mais democrático. Vote! AJUDE a eleger aqueles que tem semelhanças com a sua posição.