Os adversários de Xadrez

Peças de Xadrez

Xadrez: À procura do adversário ideal!

Começo por dizer que sou um verdadeiro nabiço a jogar Xadrez. Faço asneiras a cada 5 jogadas (daquelas mesmo más que dão mate logo a seguir ao adversário) e o conhecimento teórico que tenho não é muito aprofundado, até porque o tempo escasseia. No entanto, o Xadrez tem em mim um fascínio de longa data.

O jogo foi-me ensinado pelo meu pai durante a minha juventude, teria talvez uns 10/12 anos e rapidamente se tornou o ponto de batalhas entre mim e o meu irmão. Depois houve um tempo que caiu no esquecimento, principalmente pela falta de adversários com quem jogar. Nunca fui federado ou pertenci a algum clube pelo que encontrar pessoas que também gostem do jogo é algo complicado! Perguntem a alguém o que é uma tomada en passant e logo verão a cara de atónito que quase todos fazem. Nos últimos 5 / 7 anos retomei o jogo com o advento dos sites de Xadrez online, principalmente na modalidade por correspondência. Nada oficial, nada sério, apenas para entretenimento e aprendizagem.

No entanto há um pormenor que me tem preocupado ultimamente nos jogos de Xadrez que vou disputando. Tem a ver com o rácio de satisfação que se obtém do jogo em sí. Se os adversários que encontramos são de um nível muito inferior, os massacres são uma chatice. Se somos nós quem tem por outro lado o pescoço na guilhotina constantemente, então também não há gozo nenhum. A minha questão tem a ver com qual é o nível dos adversários que se deve procurar? A resposta óbvia de “alguém do nosso nível” tem algo mais que se lhe diga que é como é que nós sabemos qual é o nosso nível? Vamos subindo o nível dos nossos adversários até em média ganharmos metade dos jogos? Há algum teste que diga “você é nível  1600”. E naturalmente a mesma questão coloca-se relativamente aos nossos adversários.

O problema fundamental tem a ver com o facto de muitos sites onde se joga Xadrez atribuirem um ranking à semelhança de uma classificação ELO, mas este valor é pouco fiável (a meu ver o único fiável é mesmo o ranking oficial via jogos precensiais, mas isso implica estar federado, pertencer a um clube… ou seja… Xadrez de competição) por causa de batotas, de volatilidade de membros, etc… Então a questão é: Como é que em Xadrez de Lazer uma pessoa pode encontrar os adversários com níveis certos para se tirar o maior satisfação do jogo, quando por vezes encontrar alguém com quem jogar é já uma tarefa difícil?