Vista a crescer, Mac OS X a perder

Um artigo da computerworld (Vista use grows as Mac OS X stays flat ) compara a quotas de mercado no que diz respeito à utilização do Windows Vista e do Mac OS X na Internet, anunciando que enquanto a quota do Windows Vista tem vindo a subir gradualmente a do MacOSX está estagnada. Não querendo entrar em guerras de números que não tenho ou lembrar-me que a computerworld é uma revista pró-Microsoft não deixa de ser interessante comentar alguns aspectos:

<

ul>

  • O jornalista apresenta o Vista a subir quando todas as suas percentagens são inferiores à do Mac OSX e a construção jornalística é feita para mostrar isso mesmo.
  • O não crescimento de quota de mercado da Apple (a acreditar nos valores da computerworld) deve-se a meu ver a duas questões fundamentais:

    • o iPhone. Todas as atenções da Apple parecem estar agora centradas no iPhone e a linha de computadores pessoais (o iPhone não é um computador pessoal) está parada, embora se diga que o Jonathan Ive esteja a trabalhar numa nova linha de iMacs
    • o atraso do MacOSX Leopard. Sabendo que estamos agora numa altura de férias, muitas pessoas podem preferir esperar por outubro para comprar o novo Mac já com o Leopard. Ou seja, os números da Computerworld mostram que um produto novo (o Windows Vista foi lançado em Janeiro) está a competir com um produto fim de linha e ainda não o ultrapassou.
    • A Apple, fazendo cair o “computer” do nome está a desleixar-se na linha de computadores, fazendo que a subida de vendas se deva a outros fenómenos como por exemplo o Parallels e os processadores Intel e não tanto com a qualidade do software desenvolvido pela Apple. O Steve Jobs já disse que a Apple não é uma software house, mas uma hardware house. Será que no futuro o sucesso da Apple vai depender do Software desenvolvido por terceiros? Será que o John Dvorak estava certo ao dizer que um dia a Apple se vai limitar a vender Hardware com o Windows instalado como a Dell?
    • Afinal foram 3 questões fundamentais!

    Ver ainda:

    Windows Vista Grátis…