WGET: Uma versão estática para o WordPress

icon_big.png 420ճ75 pixels

Esta entrada serve de referência para um projecto que tenho mas que ainda não levei avante e que provavelmente será executado durante 2010:

A minha ideia é substituir o WordPress por um conjunto de ficheiros estáticos por forma a aumentar a performance do servidor. Ficheiros estáticos implica ausência de acesso ao PHP e por sua vez também Zero acessos MySQL

A minha ideia é a seguinte:

1) Ter uma instalação do wordpress algures num local escondido do servidor. 2) fazer um mirror desse wordpress com as respectivas alterações para esta área pública em ficheiros html utilizando o wget e com as alterações necessárias 3) Ter os comentários num serviço tipo disqus para evitar a parte dinâmica assim como resolver a parte dos formulário de contacto.

Isto tem a vantagem de afastar os olhares dos curiosos das pastas de administração do wordpress, torna o site bem mais ágil e evita acessos em excesso ao PHP e MySQL.

Já alguém implementou isto? Que problemas encontraram?

Bem… começando pelo wget a solução poderá passar por algo como:

wget -m -k -K -E http://xxx.sixhat.net -o /home/david/sixhat.net/

Basicamente o -m indica ao wget para fazer um mirror, o -k faz a conversão de links para serem navegáveis localmente, o -K faz backup dos ficheiros descarregados para controlar o timestamp, o -E ajusta a extensão de scripts cgi, asps ou php convertendo-os para html e o -o indica a pasta onde gravar o mirror.

[manual wget]