Relação Ametódica

Data Science, Machine Learning, Artificial Intelligence, Visualization, and Complex Systems.

Ainda É Possível Navegar a Web Com O JavaScript Desligado?

Parece impossível encontrar algum website que funcione sem ter o JavaScript activo. Para dispositivos antigos (leia-se lentos) a possibilidade de navegar sem JS pode dar-lhes alguma vida (ou canto do cisne). No meu caso tenho um iPad de 2011 que depois das “optimizações” da apple ficou demasiado lento. Uma web simples permite continuar a utilizá-lo.

Aqui ficam uma lista de recursos que vou compilando e que não precisam de JavaScript:

Notícias

Este parágrafo só é visível porque desligaste o JavaScript. Porque é que a Web não pode voltar a ser um sítio simples?

Tecnologia

Finanças

Compras

  • https://www.amazon.es/ Parece impossível que o maior site de compras do mundo funcione bem sem JavaScript. Mas funciona. Só isto deveria levar muita gente a pensar porque é que colocam JavaScript nos seus sites. 5/5

Mensagens

  • https://mail.google.com/ O Gmail funciona muito bem em modo email. Sim, não é tão bonito, nem tem algumas funcionalidades extra como os atalhos a la vim. Mas, em muitos aspectos é libertador ter algo tão veloz e simples. Nada está a consumir recursos escondidos. Não se desperdiçam ciclos de computador em enfeites.
  • https://mail.yahoo.com/ Outro caso de um email que não se envergonha de ter um modo noJS. Aliás, é minha opinião que o email do Yahoo funciona melhor em modo noJS que com.