Relação Ametódica

Data Science, Machine Learning, Artificial Intelligence, Visualization, and Complex Systems.

Ainda é possível navegar a Web com o JavaScript desligado?

Parece impossível encontrar algum website que funcione sem ter o JavaScript activo.  Para dispositivos antigos (leia-se lentos) a possibilidade de navegar sem JS pode dar-lhes alguma vida (ou canto do cisne).  No meu caso tenho um iPad de 2011 que depois das “optimizações” da apple ficou demasiado lento.  Uma web simples permite continuar a utilizá-lo.

Aqui ficam uma lista de recursos que vou compilando e que não precisam de JavaScript:

Notícias

Este parágrafo só é visível porque desligaste o JavaScript.  Porque é que a Web não pode voltar a ser um sítio simples?

Tecnologia

Finanças

Compras

  • https://www.amazon.es/ Parece impossível que o maior site de compras do mundo funcione bem sem JavaScript.  Mas funciona.  Só isto deveria levar muita gente a pensar porque é que colocam JavaScript nos seus sites. 5/5

Mensagens

  • https://mail.google.com/ O Gmail funciona muito bem em modo email.  Sim, não é tão bonito, nem tem algumas funcionalidades extra como os atalhos a la vim.  Mas, em muitos aspectos é libertador ter algo tão veloz e simples.  Nada está a consumir recursos escondidos.  Não se desperdiçam ciclos de computador em enfeites.
  • https://mail.yahoo.com/ Outro caso de um email que não se envergonha de ter um modo noJS.  Aliás, é minha opinião que o email do Yahoo funciona melhor em modo noJS que com.